http://projectos.fozcoa.net/twist2010

Home page
O projecto
Equipa
Actividades
Inquérito
Resultados

Campanha de troca de lâmpadas

DATA DE REALIZAÇÃO:           25 de Março do ano 2010.

                                               29,30 de Abril de 2010

                                               16 de Maio de 2010

                                               3 de Junho de 2010

6 de Junho de 2010

LOCAL:        As campanhas referentes a dia 25 de Março e 29,30 de Abril realizaram-se na em frente a Escola EB 2,3/S Tenente Coronel Adão Carrapatoso.

            A campanha referente a dia 16 de Abril realizou-se no Largo da Igreja.

            A campanha do dia 3 de Junho está prevista ser realizada em frente à Escola EB 2,3/S Tenente Coronel Adão Carrapatoso e a referente a dia 6 de Junho será “porta-a-porta”, ou seja andaremos pela povoação a efectuar a troca.

OBJECTIVOS: Esta acção teve como objectivos gerais alertar (a população escolar como alvo principal e a população Fozcoense em geral com alvo “secundário”) para os gastos de energia supérfluos principalmente ao nível da iluminação . Para esse efeito realizamos esta campanha na qual trocamos 4 lâmpadas incandescentes por 4 lâmpadas economizadoras visando assim um menor gasto de energia e melhorando a eficiência energética de nossas casas.

MECÂNICA: Para a realização da troca de lâmpadas nos casos em que foi fixa deslocámos para o local uma tenda para de forma mais simples e ordenada proceder á troca. Por sua vez para que cada troca de lâmpadas tivesse o sucesso que teve foi necessário proceder á afixação de cartazes em pontos estratégicos da cidade e nos dias precedentes a circulação de um comunicado pelas turmas da escola. No fim do projecto todas as lâmpadas incandescentes seram entreguem num local ainda a designar pela Quercus.

 

MEIOS UTILIZADOS: Na divulgação desta actividade utilizamos cartazes, os quais foram afixados em diferentes pontos da cidade. No dia da troca, utilizamos uma tenda onde colámos o cartaz elaborado para informar as pessoas onde era o posto de troca.

Dentro do posto de troca tínhamos á nossa disposição várias lâmpadas para efectuarmos a troca, recipientes para colocarmos as lâmpadas incandescentes, inquéritos fornecidos pelo Twist que foram preenchidos pelas pessoas que efectuaram a troca, algumas canetas e fita-cola para selar-mos as caixas de lâmpadas incandescentes usadas.

 

RESULTADOS OBTIDOS: Podemos afirmar que as diversas campanhas realizadas foram um sucesso, observado pela afluência de pessoas ao local bem como pela quantidade de lâmpadas trocadas.

 

 

 

Recolha de tinteiros e toners

DATA DE REALIZAÇÃO: 2010

LOCAL: Escola EB 2,3/S Tenente Coronel Adão Carrapatoso.

OBJECTIVOS: Esta acção teve como objectivos gerais a recolha dos tinteiros e toners de particulares a fim de reduzir o impacto ambiental provocado pelos mesmos. Assim ao realizar esta campanha em parceria com a câmara municipal pudemos contribuir para um futuro mais verde e sustentável.

MECÂNICA: Para a realização desta campanha foram afixados cartazes em diferentes pontos da cidade bem como na escola. Também foram colocados em diferentes pontos da escola contentores de recolha para que cada pessoa que pretendesse entregar um tinteiro o fizesse sem qualquer problema.

MEIOS UTILIZADOS: Para a divulgação da campanha foram utilizados cartazes e para a recolha contentores.

RESULTADOS OBTIDOS: Podemos afirmar que a campanha realizada foi um sucesso observado pela quantidade de tinteiros e toners recolhidos.

 

 Mini conferência

Data: 7 de Março de 2010

Local: Auditório Municipal, Vila Nova de Foz Côa

Objectivos: Organizar uma mini conferência para a comunidade escolar, com o objectivo de sensibilizar o público para temas relacionados com a eficiência energética e as alterações climáticas.

Mecânica: Previamente foram afixados cartazes em pontos estratégicos da escola e ao mesmo tempo circulou pelas diferentes turmas um aviso com o objectivo de os professores de dirigirem acompanhados dos alunos ao auditório municipal.

                A mini conferência foi presidida pelo director da nossa escola e também por um representante da Quercus que nos auxiliou na transmissão da mensagem quer aos mais novos da parte de tarde, quer aos mais crescidos da parte da manhã.

Inicialmente o director da nossa escola enquadrou o nosso projecto no âmbito do projecto escola. Em seguida e para captar de uma forma mais generalizada a atenção dos espectadores recorremos as novas tecnologias, as quais também contribuíram para a economia de alguns recursos naturais, principiamos com a apresentação do projecto “Twist”, dos seus objectivos, intervenientes, as acções já desenvolvidas e algumas noções sobre eficiência energética e impacto ambiental não só de uma forma geral mas também particular através da análise dos inquéritos, referindo paralelamente diversas medidas e atitudes para melhorar os diversos resultados obtidos. Por sua vez o representante da Quercus ajudou-nos a elucidar o publico sobre as diferentes formas de energia, de como as economizar e tirar o melhor partido das mesmas referindo também algumas medidas complementares, finalizando com a apresentação do sítio da Quercus onde é possível não só adquirir novos conhecimentos mas também realizar simulações de poupança de energia e recursos.

Tínhamos convidado também para a nossa conferência a nossa monitora Daniela Lourenço mas por motivos de força maior não pode estar presente.

 

Programa:

MANHÃ

10h 20min. –      Inicio da mini conferencia, destinada aos alunos do 5º, 6º, 7º e 8º anos de escolaridade.

Dr. Jorge (Director da escola) – Enquadramento do projecto Twist

Daniela Lourenço (representante do projecto Twist - EDP) – breve introdução ao projecto Twist;

Twisters – Noções sobre eficiência energética e impacto ambiental. Análise dos gráficos relativos aos inquéritos e referir medidas para reduzir a ineficiência e o impacto ambiental.

Representante da Quercus – Algumas noções sobre fontes de energia, a forma como as utilizar de uma forma mais eficiente, referencia a alguns aspectos negativos do quotidiano e pequenas medidas para sermos mais eficientes.

11h 40min. –      Esclarecimento de dúvidas;

 

Tarde

14h 00min. –      Inicio da mini conferencia, destinada aos alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

Dr. Jorge (Director da escola) – Enquadramento do projecto Twist

Daniela Lourenço (representante do projecto Twist - EDP) – breve introdução ao projecto Twist;

Twisters – Noções sobre eficiência energética e impacto ambiental. Análise dos gráficos relativos aos inquéritos e referir medidas para reduzir a ineficiência e o impacto ambiental.

Representante da Quercus – Algumas noções sobre fontes de energia, a forma como as utilizar de uma forma mais eficiente, referencia a alguns aspectos negativos do quotidiano e pequenas medidas para sermos mais eficientes.

15h 30min. –      Esclarecimento de dúvidas;